Educação para o desenvolvimento sustentável

Estou fazendo um curso sobre "Educação para o Desenvolvimento Sustentável", e vou publicar por aqui alguns textos que escrevi por lá. O Curso de Formação em  EDS tem como idéia central a  Reorientação da educação para um futuro sustentável. 

Segue o texto Entitulado: "Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo" Gandhi

 
Com o avanço desmedido das ações humanas, os problemas antes considerados locais, tomaram proporções mundiais. Atos negativos acabam por influenciar alterações que afetam todo o planeta.

A população humana teve um crescimento completamente desordenado. Como os colegas colocaram, hoje temos várias gerações vivendo ao mesmo tempo, pois a expectativa de vida aumentou. Com este crescimento, e com modelo de sociedade capitalista e consumista em que vivemos, chegaremos rapidamente em um ponto em que o planeta não conseguirá suprir nossas necessidades mínimas. E neste ponto entra o pensamento que deve ser mudado: o antropocentrismo. O homem não é o centro de tudo, ele é apenas mais um ser vivo que habita nosso planeta. Mas infelizmente, humanos são espaçosos, gananciosos, e tem dificuldade de co-existir com outros seres vivos.

Vivemos em um tempo, em que as pessoas estão acomodadas, é muito mais fácil viver alienado, do que preocupar-se com o bem estar geral. Muitas pessoas nunca pararam para pensar no modelo de sociedade em que vivemos! Não tem a noção de que para o capitalismo existir,a lguns têm que passar fome para outros se alimentarem; para alguns terem o que vestir, outros tem que morrer de frio.

Fico imaginando como fazer este povo pensar em desenvolvimento sustentável, se a maioria das pessoas não sabe nem em quem votou nas ultimas eleições? Pensando neste ponto, a sustentabilidade mais parece uma utopia do que algo que alcançaremos plenamente algum dia. Mas mesmo assim, ainda fico feliz que existam pessoas que lutem por isso.

E não podemos fugir do óbvio: tudo se baseia na educação! Se nossos pequenos fossem ensinados na escola, formaríamos cidadãos ecológicamente conscientes.

Me cito como exemplo: quando estava no último ano do ensino fundamental, minha professora nos incentivou a participar da feira de ciências da escola, e nos ajudou a escolher um tema. Eu tinha quatorze anos, e nenhuma preocupação com nada além do meu próprio umbigo. Escolhemos o assunto Coleta Seletiva, e a partir daí pesquisamos muito, fomos a empresas, entidades, tudo com o apoio da escola. Resumindo, elaboramos um projeto de educação ambiental e de coleta seletiva, incluindo a destinação adequada do lixo doméstico e industrial da cidade (um pequeno munícipio no interior do Rio Grande do Sul). Vencemos a feira da escola, vencemos a feira municipal, e fomos a Feira Regional de Ciências, onde divulgamos nossas idéias a vários municípios.

E o resultado disso tudo? A prefeitura da cidade, começou a implantação da coleta seletiva no bairro da escola, onde contamos com os próprios alunos como multipladores da idéias, conscientizando os moradores da nova mudança. Hoje a coleta seletiva é efetiva em todo o município. E quanto a mim, naquele ano decidi que queria ser bióloga e lutar pela preservação da vida!

Educação é tudo minha gente, e os professores têm o dom de influenciar positivamente os alunos com ideais que vão além da sala de aula.

PS: Vou postar um foto da época do meu projeto escolar, em que fomos destaque no jornal da cidade (aff). Em breve edito isto.
0 Responses