Um peixe que sorriu pra mim

Este vídeo curto, nos leva a refletir sobre o valor e o sentido de liberdade. Gostei muito, e a mensagem dele pode se estender à todas as formas de aprisionamento e crueldade com animais (circos, gaiolas, etc..). E a pergunta que fica é "O que é ser realmente livre?".



Tradução da descrição do vídeo no YouTube

Fish90, é um filme de animação feito em Taiwan, que foi (entre outros), o ganhador do Prêmio Especial para Melhor Curta Kinderhilfswerk Deutches durante o 56º Festival Internacional de Cinema de Berlim (2007).

Este filme, baseado na história de Jimmy Liao "Um Peixe que sorriu para mim" é a história comovente de um homem solitário que encontra conforto na companhia de seu peixe de estimação. O filme explora o mundo interno deste personagem de carácter terno e generoso que compreende através de um sonho o valor da liberdade.

Quanto ao júri que atribuiu o prêmio: "Embora aparentemente simples, o curta nos convida a abrir nossos corações para a verdade de que quando libertas algo, você também é LIVRE".

Jimmy Liao é um escritor de Taiwan, um fenômeno cultural conjunto, cujas obras foram traduzidas para várias línguas, Espanhol, Francês, Grego, Inglês, Coreano, Japonês e Alemão.

Seus livros são tristes e poéticos, suas imagens, sem ser ultra-realistas, tem a dose certa da síntese para retratar um mundo crível, criando uma visão cinematográfica.

O filme foi produzido por uma empresa de animação de jovens, Design Original e Incredible Development Inc. e dirigido pelo cineasta Jay Shih.

Prêmios para a animação:

  • Best Animated Short Film Festival de Berlim 2007
  • Festival Internacional de Cinema de Hong Kong, Skyy Vodka Short Film Award
  • Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema Internacional 9 de desenhos animados e quadrinhos de Seul.

1 Response
  1. Olá Daniela!
    Temos muitas coisas em comum, somos Daniela e biólogas. Muito bom seu blog. Serei seguidora.
    Fica com Deus e tudo de bom.