Discurso de Formatura - Ciências Biológicas 2008

Primeiro post do Blog... Nada melhor do que começar com meu discurso de Formatura 2008A:

"Boa noite,

Gostaria de agradecer a presença das autoridades, dos professores homenageados, dos familiares, dos amores, dos amigos, e é claro, da turma de formados de Ciências Biológicas de 2008!

Desde os primórdios da civilização, os biólogos têm sido responsáveis pelo descobrimento dos mistérios e segredos dos seres vivos.

Como se começa um discurso de formatura para uma turma de recém biólogos? Posso começar lembrando o início da nossa jornada na faculdade... Mas vou ser um pouco autobiográfica, e expor como foi para mim o primeiro ano da vida acadêmica.

Quando entrei na faculdade, várias imagens passaram na minha cabeça... Eu achei que encontraria pessoas como eu, que tivessem pontos de vista como os meus... Então começaram as aulas, e eu vi que não havia pessoas iguais a mim. Que havia colegas com gostos muitos distintos dos meus. E eu pensei que nunca me enquadraria, me sentia muito diferente dos outros. Eu julgava os indivíduos pelo o que eles aparentavam ser. E decidi me afastar das pessoas. Me sentia triste, incompreendida, achando que nunca ia encontrar pessoas como eu. E realmente nunca encontrei. Demorou um pouco até eu compreender que não havia pessoas iguais. Que todos eram únicos, e diferentes! E que isso, é maravilhoso! Já imaginaram um mundo cheio de Kurts? Melhor nem pensar... O melhor de tudo foi aprender a ver o lado bom de cada pessoa... E todo mundo sempre tem um lado bom.

Pensei em falar, isoladamente de cada formando, mas ao ver cada nome, o que mais aparecia na minha mente, eram as imagens das patotas! E sim, como em todos os lugares, não poderíamos deixar de ter patotas. É a coisa mais normal do mundo, nos enturmarmos com quem temos afinidade. E em nossa turma, vários grupinhos sórdidos surgiram!

Ah, o grupo das Patys, eleito o clã da conversa paralela em sala de aula e das festas! Nunca vi como essas meninas tem assunto! Ana, Ângela, Elaine, Marcela, Mis, Silvinha, Franciane... No inicio da faculdade pensei que eram apenas.. um monte de patis! Mas quando eu me dei a chance de conhecer algumas delas mais de perto, eu encontrei uma menina meiga, outra muito inteligente, outra tão simpática, e tantos outros adjetivos, que cada uma tem. Enfim, por mais que vocês pentelhassem em sala de aula, sem vocês nossa turma não seria a mesma! E nem as festas!

Hum.. um grupo bem peculiar.. Quando se senta no fundão da sala, o primeiro pejorativo, é o da bagunça... e quando se senta bem na frente, o apelido que pega é de Puxa-Saco! Como em toda turma que se preste, lógico, tínhamos o nosso clã! E alguns deles não se formaram com a gente... Dalvana, Gabi, Flavia, Yara e Rita... Personalidades diferentes, algumas muito fortes, mas com certeza a palavra que cabe á elas é uma só: dedicação! E a dança do cocão também!

Alguns grupos eu não sei como denominar, mas o motivo maior de estarem juntos é a afinidade e o gostar de cada um... O que falar da Denise, Dani, Dora e Clei... Bom o Clei, nem estudou com a gente toda a graduação... Mas se enturmou bem com alguns membros de nossa turma.. Quanto as meninas, com certeza, posso destacar o interesse em sala de aula, a força de vontade de algumas delas, e até.. tendências estranhas... não é Denise?

Fran, Ge, Jeni, Renata, Mari e Tiago... Turminha cheia de gente boa. Personalidades muito diferentes, com objetivos diversos e com futuros muito promissores. Alguns grandes amigos. Pessoas Felizes!

Kátia, Kenia, Naira e Angélica, a turma em que menos escutamos as vozes a faculdade inteira! Mas que com certeza ajudaram a compor nossa turma. Características distintas, diria que a timidez e a inteligência são as características mais marcantes.

E a minha patota é grande... Bel, Gi, Helo, Rubia, Camila e mais alguns grandes amigos que não estão se formando. Pessoas especiais, momentos especiais. Grande consideração. Umas sérias, outras festeiras, mas todas felizes. Risadas marcantes, conversas engraçadas, idas ao bar, personalidades muito diferentes, mas que encontraram afinidades, até mesmo com a intrusa, formando um laço de amizade muito forte.

Aos amigos que não estão se formando com a gente: Zé, Topeira, July, Bruna, Robinho, Frydo, Jana, Wendel, Duda, Tayse, Gaúcho, Marcelo... Pelo menos da nossa festa vocês vão participar, e com certeza estarão sempre em nossos corações. Adoramos vocês!

Foram 4 anos de festas, conflitos, bagunça, saídas a campo, coleguismos, de amizade verdadeira, aulas teóricas, aulas em laboratório, idas ao bloco amarelo, brincadeiras, cumplicidade... Foram quatro longos anos... Quatro anos que não poderiam ter sido diferentes... Quatro anos que não explicam o que estamos sentindo agora...

Somos vencedores! Somos biólogos finalmente!

Obrigada a todos por fazerem destes quatro anos inesquecíveis!"

Autora Daniela Behs
0 Responses