Falando sobre Conservação


Quando se fala em conservação, geralmente pensamos em animais grandes, vistosos e simpáticos, como os felinos, por exemplo. Se questionarmos aos cidadãos sobre preservação, provavelmente teremos como resposta que é lindo preservar uma onça pintada. E de fato a preservação destes mamíferos é importante.

Mas não se pode esquecer, que existem pequenos seres vivos, tão importantes quanto os animais maiores. E se perguntarmos às pessoas o que elas acham a respeito da conservação de ratos e gambás? Já podemos imaginar a cara de surpresa, e até mesmo desprezo, quanto à existência destes “bichinhos”. Infelizmente temos uma imagem negativa sobre estes pequenos mamíferos, os roedores (esquilos, ratos, capivaras) e os marsupiais (gambás, cuícas, marmosas). Sempre que são citados, vem à mente as ratazanas domésticas e os gambás que habitam os forros das casas.

Mas é importante lembrar que estes animais tem papéis importantes na natureza. Tudo funciona como um ciclo, é interligado e necessita de um equilíbrio. Os pequenos mamíferos têm funções fundamentais, como a dispersão de sementes, são presas de animais maiores, sendo, portanto, muito importantes na manutenção de florestas.

Se alguns animais são considerados pragas, é porque destruímos o ambiente natural deles, obrigando-os a se adaptarem à vida urbana. Existem muitas formas de controles desses casos, mas a melhor maneira é a preservação dos seus habitats. Quando se protege um remanescente de vegetação grande, preservamos as espécies de grande porte que precisam de um espaço maior para seu deslocamento, e conseqüentemente, as espécies menores também. Mas às vezes, esquecemos que os fragmentos menores podem abrigar muita vida ainda! Muitas vezes a conservação de pequenas extensões de paisagens, é necessária para a manutenção da vida de pequenos vertebrados, não falando apenas em mamíferos.

Para chegarmos no nosso “ótimo ecológico” é preciso levar conhecimento à população, principalmente através de educação ambiental, e também de ações públicas.

0 Responses