Está ficando quente aqui...

Ultimamente o assunto do momento é o Aquecimento Global. Todo dia assistimos na TV ou lemos nos jornais, que alguma catástrofe aconteceu devido a esse fenômeno. Nos últimos anos as mudanças climáticas tem sido enormes, e com certeza vem causando muitos estragos. Mas e agora, o que isso tem a ver com a população? Vários pesquisadores do mundo, afirmam que este aquecimento desmedido está ocorrendo devido ao aumento de poluentes, principalmente de gases derivados da queima de combustíveis como a gasolina e o diesel. A queimada de florestas e o desmatamento gigantesco também são precursores deste processo, que destrói a Camada de Ozônio, protege o planeta da exposição direta aos raios solares.

E que conseqüências pode o aquecimento global trazer para o nosso planeta? Pode acarretar no aumento do nível dos oceanos, devido ao derretimento de calotas polares, o que causará inundação e desaparecimento de várias cidades costeiras, ou em desastres como o tsunami como o ocorrido na Ásia; Surgirão desertos, pois a temperatura elevada pode causar a morte de inúmeras espécies de animais e vegetais, desequilibrando diversos ambientes; Ocorrerá aumento de furacões e tempestades devido a evaporação das águas oceânicas; Ondas de calor intensas surgirão em mais regiões do mundo, como vem ocorrendo em países da Europa, onde ocorreram diversas mortes de crianças e idosos. E como conseqüência, faltará água potável, o que levaria ao fim da vida, já que os seres vivos necessitam dela para sobreviver.

Para que o efeito do aquecimento seja revertido é preciso diminuir a quantidade de carbono e de outros gases destruidores lançados na atmosfera. Tentando resolver o problema a ONU (União das Nações Unidas), lançou em 1997 o Protocolo de Kyoto, que obriga legalmente todas as nações industrializadas a diminuir em 5,2% a emissão de gases, entre 2008 e 2012. No entanto, os Estados Unidos, responsável por cerca de 30% de todos os poluentes jogados no ambiente, não assinou o tratado. Mas as expectativas são, de que nem os países que assinaram consigam cumprir as metas.

Não devemos então, pensar que o aquecimento global é um problema particular, e sim que é uma realidade coletiva. É necessário que haja conscientização da população mundial para que ainda possamos reverter este quadro. Estamos em uma luta contra o tempo.

Uma saída que os cientistas e engenheiros defendem é que a solução para o aquecimento global exagerado, será o desenvolvimento de tecnologias energéticas que emitam menos dióxido de carbono (um grande poluidor). No Brasil, temos como destaque as matrizes energéticas como o biodiesel e o uso de gás natural como combustível, que são menos poluentes.

Mas e agora, o que podemos fazer? Não adianta ficarmos apavorados com a situação, devemos agir, e rápido. Nós como cidadãos, podemos fazer nossa parte:

- Use meios de transporte alternativos, como bicicleta ou ônibus;
- Evite o consumo desnecessário de água, ela está acabando!;
- Plante uma árvore, preserve a vida!;
- Não polua o meio ambiente com o que não vai usar, recicle o seu lixo!;
- Use menos produtos enlatados, pois eles consomem muitos recursos e energia;
- Consuma mais alimentos orgânicos (sem pesticidas);
- Economize energia, faz bem para o meio ambiente e para o seu bolso!;
- Rejeite produtos que tenham vida curta, por exemplo, os produtos descartáveis.

Seja um eco-cidadão e ajude na manutenção da vida no planeta!
1 Response
  1. Simone Milak Says:

    Muito legal este texto, acho que temos que nos consientizar e agir... começando pelo ambiente em vivemos, nossas casas, trabalho etc... pequenas atitudes fazem a diferença.

    Beijos...